Blog Ediane Ribeiro

Blog Ediane Ribeiro

Artigos

Durante muito tempo as abordagens terapêuticas colocaram suas lentes sobre trauma em cima do evento traumático, da situação dolorosa ou desafiadora que causou o impacto emocional.
Uma das principais manifestações do trauma e talvez a menos óbvia é nos padrões de relacionamento e, em especial, padrões resultantes de um tipo de trauma que para muitos de nossos pacientes/clientes é invisível: o trauma de desenvolvimento. 
Quando uma pessoa convive com um trauma não resolvido ela se torna mais vulnerável para novas traumatizações. É como se a experiência de dor e desamparo abrisse uma janela para mais dor e mais desamparo. São comuns na literatura trauma-informed os relatos de pessoas que sofreram um mesmo tipo de trauma por vezes repetidas ao longo do tempo.  

O trauma está muito mais presente em nossas vidas e de nossos pacientes/clientes do que muitas pessoas consideram.  

Graças aos avanços de áreas como neurociências, psicologia e neurobiologia interpessoal, atualmente já sabemos muito mais sobre essa força que molda a forma como vivemos, como amamos, como nos relacionamos e como enxergamos o mundo. 

Sobre a autora

Oi, eu sou Ediane Ribeiro, psicóloga, psicoeducadora trauma-informed e pós- graduanda em neurociências e comportamento.

Durante 17 anos trabalhei para a maior rede de hospitais de neurorreabiltação do País e optei por sair para me lançar em busca de respostas para as minhas próprias angústias, bloqueios e limitações.

Nessa busca, explorei diferentes áreas, dentro e fora da psicologia, até conhecer algo que foi o grande ponto de inflexão na minha carreira e na minha vida pessoal: a nova abordagem sobre trauma.

Essa é uma visão multidisciplinar que integra conhecimentos modernos de áreas como psicologia, neurociências, medicina, psicofisiologia e terapias integrativas.

Me tornar uma terapeuta trauma-informed elevou a qualidade de meus atendimentos para outro nível, mas o ganho foi muito maior que isso. Minha vida pessoal, a forma como me relaciono comigo mesma, com os outros e com o ambiente ao meu redor foi e continua a ser indescritivelmente impactada.

Um dos compromissos que assumi desde então é promover o conhecimento e a conscientização sobre Trauma. O trauma é prevalente entre nós e todos o experimentamos, mesmo que não tenhamos consciência disso. Ele está na base de grande parte das aflições e do sofrimento humano, assim como nos padrões de muitas doenças físicas e psíquicas. Mas como diz  Dr. Gabor Maté, um dos grandes nomes dessa área: “Há uma sabedoria no trauma.

Quando percebemos que nossas respostas traumáticas e impressões não são quem nós somos, podemos trabalhá-las e, assim, nos tornarmos quem somos de verdade.”

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Andes Negócios Digitais | Política de Privacidade